sexta-feira, 4 de novembro de 2016
Publicado em 01/11/2016 e republicado em 04/11/2016
Vá mesmo porque o bicho costuma pegar! Vamos vestir azul em novembro!
Pessoal, sou um portador do câncer de próstata do tipo agressivo. Agressivo, aqui, não significa matar logo o cara, mas, que tem a possibilidade de surgir novamente e rápido. Por isso, seu portador, ou ex-portador, como queiram, não pode ficar tão contente quando seu PSA baixa para abaixo de zero, e sua testosterona não cresce tanto quanto você queria que crescesse.
Nessas condições, você esta um tanto seguro, mas, se o seu PSA subir de 0,04 para 0,08 parece nada não é, mas subiu ai nada menos de 100%. É preocupante, e muito.
Você deve ir ao Urologista anualmente dos 40 aos 70 anos. Mas, acima dos 70 essa frequência deve cair para 6 em 6 ou até 4 em 4 meses.
E por quê? Porque existem pessoas cuja natureza dificulta o aparecimento de problemas de saúde. São pessoas, em geral, resistente à dor. Nelas os males tardam a ser percebidos, E aí eles ficam tolamente alegres, eu sou o tal! Será que sou mesmo? Sou nada. Quando surgem à tona...
No meu caso, o câncer ficou oculto por mais de 4 anos. Nesse período não foi detectado nos exames de toque, não surgiu nos exames de ultrassom, nem mesmo em ressonância magnética. E durante todo esse tempo o PSA alcançando 11, regredindo para 8, subindo até 10, baixando até 7, e assim por diante. Segundo dizem, quando o PSA sobe e desce assim, tal variação não indicaria existência de tumor maligno na próstata.
Só quando o Urologista cansou desse "joguinho de esconde esconde" e pediu uma biópsia, o bichinho apareceu lá, todo fagueiro.
Tudo isso acima relatado indica o que?
Que você não pode "marcar bobeira”. Por isso, tem de comparecer ao Urologista na frequência que ele indicar. E não ter medo do dedo, porque o câncer é muito pior que o dedo. Sugiro que procure um médico que tenha um dedo fino... Ha.ha.ha quem sabe?
Estou vivo, ainda, porque lutei contra esse mal com seriedade e disposição férrea. Suportei nada menos de 37 seções de radioterapia! Diariamente, das segundas as sextas feiras. Mas estou vivo e forte, tá?
Tive o exemplo de dois grandes amigos que, "empurraram com a barriga", e muito, a visita ao Urologista. Foram adiando, adiando, adiando, até que o tumor maligno invadiu a coluna vertebral e, aí, a história chega ao fim. Sem apelação, sem recurso, sem nada. Daí pra frente só se sai no caixão...
Portanto, você que está lendo estas "mal traçadas linhas" não fique aí parado. Não espere a morte, abrace a vida, meu caro, com todas as suas forças.
Vá ao Urologista, sem medo do dedo e sem medo de ser feliz!
Aproveito para sugerir que, todos, todos sem exceção, marquem em sua comunidade de residência, trabalho, escola, etc., um dia para vestir azul, neste mês de novembro, marcando para o mundo nossa disposição de luta contra o câncer na próstata.
José Augusto Azeredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário