Nível dos reservatórios de hidrelétricas cai a 20% do total
Sob quase completo silêncio da mídia, a situação hídrica brasileira está se deteriorando rapidamente.
Horário de verão no Brasil 2017 (São Paulo). De: 00:00
domingo
,
15 de outubro
sábado
,
17 de fevereiro de 2018
Todos os horários estão no: Horário de Brasília.
Na medição de hoje – que só será divulgada oficialmente na segunda-feira – a energia potencial acumulada nos reservatórios deve estar por volta de 60 mil Megawattmédios, 20 % dos 291 mil MWmed de sua capacidade máxima de acumulação.
Há alguma chuva, miúda, na região central do país, mas nada que ultrapasse a secura do solo e se reflita no fluxo dos rios.
Estamos, pelo quarto mês consecutivo, batendo recorde negativo de vazão do reservatório inicial do São Francisco, Três Marias, que vai, em boa parte, determinar a situação de Sobradinho e Itaparica e Xingó, rio abaixo.
No gráfico acima, a linha preta é a vazão da água que chegou no pior ano até hoje, o ano de 2014. A vermelha, o que temos hoje.
E a água que não chega “alimenta” os reservatórios que já não reservam.
Três Marias, para manter o fluxo d’água mínimo no São Francisco, está liberando 10 vezes mais água do recebe, Sobradinho, embora reduzido a 4% de sua capacidade, ainda está liberando “apenas” o dobro do que recebe.
As previsões de volume do reservatório de Três Marias chegam, se o cenário continuar desastroso, são de chegar a a 4 a 5% em dezembro e Sobradinho a zero.
Não tenho nenhuma fonte especial para dar estas informações, está disponível para quem quiser ver, na “Reunião de avaliação da bacia do rio São Francisco” realizada no último dia pela Agência Nacional de Águas, que está disponível no Youtube.
Estão ali estas e muitas outras informações e análises sobre o que se escreveu aqui. Mas não vale uma cobertura, não vale uma análise menos técnica e mais compreensível para o público.
A diferença é que, agora, não há reportagens sobre o perigo do “apagão”, não tem Miriam Leitão entrevistando especialistas alarmistas, não tem incompetência do Governo, é apenas o drama da seca e do deserto morto, que é exibido quase que como curiosidade.
Começa hoje o horário de verão, para economizar um pouco de energia, que os demagogos quiseram acabar, a pretexto de que economiza muito pouco.
Este ‘muito pouco”, tomara, talvez possa nos salvar.
Talvez, porque os especialistas confirmam que o período chuvoso vai atrasar.
Tijolaço
Nenhum comentário:
Postar um comentário