terça-feira, 18 de maio de 2021

Asteca 40 anos


Em agosto de 1980 o Mito colocou uma mesa e uma cadeira numa sala da Rua Maria Paula na Bela Vista onde funcionava o escritório de advocacia de uns amigos seus, todos de esquerda, capitaneados por Annibal Fernandes então o mais competente advogado previdenciarista do Brasil e conhecido internacionalmente, e ali passou a funcionar a Asteca.


Como não tínhamos ainda clientes, melhor dizendo, tínhamos clientes, a Federação dos Bancários do Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, dirigida por membros do PCB e pelegos que logo logo nos deixou na mão.

Participamos de uma conferencia sindical na Praia Grande de onde nasceu a Conclat e fizemos relações com os companheiros de uma entidade sindical do RGS.

Mas Augusto Campos liderança bancária de São Paulo enviou o Zé Augusto à Brasília para orientar administrativamente o Sindicato dos Bancários de lá o que nos ligou à categoria bancária.

Tempos depois um dirigente metalúrgico de Santo André pediu nossa ajuda para organizar o Sindicato de lá e travamos amizade com Carlos Grana, daí com os metalúrgicos de Itu para quem fizemos auditoria, e outra para a Construção Civil de São Bernardo.

A partir daí travamos conhecimento com Agenor Narciso das Comunidades Eclesiais de Base o que nos rendeu a assessoria do Sindicato dos Químicos do ABC, dos Metalúrgicos de Itú e dos Trabalhadores na Construção Civil de São Bernardo.

A partir daí quando alguém perguntava ao Agenor se ele conhecia algum contador ele mandava procurar o Zé Augusto.

Em 1997 passamos a assessorar a Confederação Nacional dos Metalúrgicos, a CNM-CUT que tinha regionais do Amazonas até o Rio Grande do Sul, cerca de 14 estados brasileiros.

A essa altura a Asteca já era conhecida nacionalmente, tendo realizado palestra em Goiânia, e feito trabalho de organização para os metalúrgicos de Betim e BH onde fomos de julho a dezembro transmitir orientações e cuidar da organização administrativa e sindical.

Hoje a Asteca possui cerca de 100 entidades sindicais como clientes e inúmeras organizações do movimento popular.

Felizmente, nos orgulhamos de receber o maior respeito e consideração de parte considerável do movimento sindical.
Zé Augusto


Asteca Contabilidade, Assessoria e Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário