O ator disse que sente vergonha quando não se lembra do rosto de uma pessoa e que, por isso, acham que ele é “egocêntrico, distraído e inacessível”
Escrito en SAÚDE el
Um dos astros de Hollywodd mais conhecidos de sua geração, Brad Pitt, de 58 anos, anunciou que que sofre de uma doença incurável, desde 2013. O ator afirmou ter prosopagnosia, distúrbio de “cegueira facial”, que faz com que os pacientes tenham dificuldade em se lembrar das pessoas.
Pitt ressaltou que se sente envergonhado quando não consegue se lembrar do rosto de uma pessoa. Por isso, ele acredita que as pessoas o enxergam como “egocêntrico, distraído e inacessível”.
O ator também disse que tentou negar o problema. Porém, isso “irritava mais pessoas”.
O astro recebeu uma solicitação para ser examinado por um neurocientista da Universidade Carnegie Mellon, na cidade de Pittsburgh, estado da Pensilvânia nos Estados Unidos.
Níveis mais graves impedem que a pessoa reconheça os familiares e as próprias feições
A doença também pode provocar uma aversão por encontros sociais, fazendo com que a pessoa fique cada vez mais reclusa. Um dos pontos mais angustiantes é quando o paciente passa a não reconhecer os próprios familiares e amigos próximos.
Qualquer tratamento deve priorizar a ajuda no desenvolvimento de estratégias que compensem a dificuldade relacionada à visão, como focar na voz das pessoas para facilitar o reconhecimento. Outras alternativas são prestar atenção em roupas ou características físicas.
Existem casos de crianças que nascem com o distúrbio. Já entre adultos, pode ser causado por um acidente vascular cerebral (AVC) ou trauma cerebral. As informações são do Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame dos Estados Unidos.
O tratamento da prosopagnosia deve ser indicado pelo neurologista ou neuropsicólogo. Em alguns casos, o especialista pode indicar medicamentos, como antidepressivos ou ansiolíticos para auxiliar no controle de ansiedade ou depressão.
Revista Fórum
Nenhum comentário:
Postar um comentário