quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Guerra do Contestado


A Guerra do Contestado é muito menos conhecida do que a Guerra de Canudos (1896-1898), ambas muitas vezes tratadas como "revoltas", como se fossem os sertanejos pobres que tivessem tido tomado a iniciativa de pegar em armas contra o poder instituído.


Antônio Caetano

Nada mais falso. A Guerra do Contestado é um dos episódios mais sangrentos da história do Brasil Republicanos, uma história que envolve uma mistura explosiva de miséria, injustiça social, a crença popular messiânica de uma multidão de desvalidos de que os céus enviariam alguém capaz de tirá-los da situação de indigência e miséria em que viviam e de violência do Estado em favor dos interesses das elites econômicas do país.

No caso do Contestado, chama a atenção o papel desempenhado pelo empresário estadunidense Percival Farquhar, conhecido pelas suas atividades nos setor ferroviário e na exploração de minérios, não só no Brasil, mas em vários países da América Latina nas primeiras décadas do século XX, sempre contando com o "apoio" e favorecimento dos diversos governos do continente.

Assim, Farquhar esteve envolvido, por exemplo, na construção das ferrovias Madeira-Mamoré e na Vitória-Minas. No caso do Contestado, para além da disputa por territórios entre os Estados de Santa Catarina e Paraná, foi a ação de empresas ligadas ao empresário estadunidense que aumentaram o ambiente de tensão social na região que logo faria explodir a violência.

Além de ganha direito de construir uma estradade ferro ligando São Paulo ao Rio de Janeiro, cujo traçado passava na região do Contestado, Farquhar foi premiado pelo governo brasileiro com a posse e o direito de explorar a madeira da área domínio da ferrovia, ou seja cerca de 15 quilômetros de cada lado da linha, cujas terras eram devolutas e habitadas por posseiros.

Farquhar criou uma empresa especialmente para fazer a exploração da madeira e implantou uma área para colonos imigrantes europeus - de acordo com o cálculo de teorias eugenistas da época, população brasileira poderia se tornar totalmente branca com um século miscigenação promovida através da imigração europeia p/ o país.

Mas para fazer isso, antes era preciso "limpar" a área. Para que isso fosse feito, a empresa de Farquhar não hesitou em contratar jagunços, que expulsaram posseiros das terras dadas de bandeja pelo governo brasileiro ao megaempresário estadunidense, que usaram a violência e a intimidação como armas.

Os posseiros expulsos de suas terras encontraríam abrigo nas "vilas santas" criadas pelo monge José Maria, visto por muitos como reencarnação de monge que vivera na região décadas antes, com histórias de milagres e que depois desaparecera misteriosamente.

Cerca de 10 mil posseiros já vivia na primeira "Vila Santa" fundada pelo monge José Maria, que era um visto com desconfiança pela hierarquia católica, da qual não fazia parte. Mais desconfiados ainda estavam os "coronéis" latifundiários com aquelaid multidão de pobres e miseráveis, que levavam uma vida comunitária e não seguiam os seus desígnios.

Os latifundiários começaram a alertar o governo sobre aquele ajudamento de "fanáticos" religiosos que, segundo alguns, pretenderiam, inclusive restaurar o regime monárquico, mais de 20 anos depois da proclamação da República.

O fogo atingiu o rastilho de pólvora, quando o governo do Paraná enviou uma tropa da Força Pública estadual para repelir uma suposta "invasão" catarinense na região em litígio.

Os sertanejos resistiram ao ataque e venceram os soldados paranaenses no primeiro combate que deu início à guerra. No entanto, ao contrário da Guerra de Canudos, em que Antônio Conselheiro morreu pouco tempo antes da tomadae destruição do Arraial de Belo Monte pelo Exército brasileiro, José Maria morreu no primeiro combate.

Ainda assim, a Guerra do Contestado se prolongaria por quatro anos (1912-1916) , até a última Vila Santa ser destruída e o último líder do sertanejos, Adeotado, ser preso pelas forças legalistas. O número de mortes do conflito, a maioria sertanejos pobres, teria sido superior a 10 mil pessoas.

https://reino-de-clio.blogspot.com/2018/10/contestado-guerra-no-sul-profundo.html?fbclid=IwY2xjawGgqNpleHRuA2FlbQIxMQABHXxB50BtLaK6YLWk8YloSdUU6Oa5YoPkdBTpgo4wxLcrNvpI2K4gl9r6Ow_aem_Sn-FZ1EpALSUUC9h6ZlKsw&m=1&sfnsn=wiwspwa


Vitória ES

Geração 68

Nenhum comentário:

Postar um comentário