• 21/9/2017 - quinta-feira
A partir de sexta (22), começa a valer a proibição da prática de abastecer o veículo após o acionamento da trava de segurança da bomba de gasolina. A regra, válida em todo o território nacional, integra um dos itens do anexo II da NR 9 – Norma Regulamentadora que trata da prevenção de riscos ambientais.
A norma determina que todas as bombas de abastecimento de combustíveis líquidos contendo benzeno devem estar equipadas com bicos automáticos.
Além disso, os frentistas não poderão mais usar flanelas, estopas e tecidos similares para conter respingos e extravasamentos de combustíveis líquidos contendo benzeno. A limpeza de locais contaminados, desde que o trabalhador esteja usando luvas, que faz parte do Equipamento de Proteção Individual (EPI), deverá ser feita com toalhas de papel absorvente.
Conquista - As novas regras foram definidas em portaria do Ministério do Trabalho, assinada em 21 de setembro de 2016, após pressões da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) e dos Sindicatos da categoria de todo o País. O objetivo é reduzir o risco de contaminação por benzeno e garantir mais segurança à saúde do trabalhador.
Mais informações: www.fenepospetro.org.br
Repórter Sindical
Nenhum comentário:
Postar um comentário