Muito interessante a situação a que chegamos. Por culpa da Mídia Jurássica, Rede Globo à frente, e da oposição seca para levar vantagem em tudo.
E agora José? Serra se você estivesse marchando, também, teria sido escorraçado, cara. Já Aécio e Alckmim, mais trouxas que o Serra, caíram de cabeça na passeata e se ferraram. Foram de lá escorraçados aos gritos de "bundões", "corruptos" e outros adjetivos mais, mas, não mais leves que estes.
Pois é, eles acharam que podiam levar a elite branca e fascista para as ruas e se darem bem. A Globo, sempre ela, também açulou a turma para marchar e marchar, da manhã até a noite, sem cessar. Todos pensando em ganhar. Em tirar proveito dos trouxas marchadeiros.
Mas, a coisa não foi bem assim como eles queriam. Os coxinhas começaram a xingá-los e a gritar o nome de Bolsonaro. Sim, do carioca Bolsonaro. Faixas e cartazes traziam, ainda, o nome do Moro.
O PSDB e os sócios menores da oposição perderam o controle, totalmente, desse movimento. Já a Mídia Jurássica não sabemos ainda. Até porque, não vimos seus repórteres e cinegrafistas lá no meio dos branquelos.
Só apelando para o título de uma obra importante de Lenine: Que Fazer?
A Oposição nada pode fazer, mas a Rede Globo e seus parceiros podem. Se eles tirarem o pé do acelerador de passeatas, elas irão minguando até desaparecer. Sem o apelo televisivo coxinha não vai pra rua. Ou melhor, pode até comparecer nas próximas, mas, com cada vez menos público, até as passeatas ficarem restritas apenas aos que pedem o retorno dos militares. A ditadura. Parece, todavia, que estes últimos não estão interessados em voltarem a ser boi de piranha da burguesia.
Mas, se a Rede Globo nada fizer, e continuar com o pé no acelerador de marchas, tudo isto vai dar em Bolsonaro ou Moro, ou ambos. Mas, aí, surge um outro problema. Acho difícil a Rede Globo colocar bridão em Bolsonaro. Ele não parece ser um cara submisso. Se alcançar a presidência, sai de baixo...
Os Irmãos Marinho podem ser tudo, menos trouxas. Acredito que eles prefiram a oposição civilizada em quem mandam como querem. Até porque, Aécio, Alckmim e Serra têm rabo de palha. Por isso, terão que agir em consonância com seus apoiadores, os Marinhos.
Tem, porém uma pedra no caminho. Segundo meu amigo e camarada João Massena Melo (que, segundo um tira arrependido disse na tevê que ele teria sido esquartejado e jogado no Rio Avaré) dizia, "Zé, a reação não tem lógica..." E ao que parece, não tem mesmo.
Como em política quem advinha costuma se dar mal, melhor será esperarmos os próximos dias para ver para onde o vento irá soprar. Se na direção da tirada do pé do acelerador de passeatas, ou, se para o lado do "seja o que Deus quiser"...
José Augusto Azeredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário