sábado, 30 de julho de 2016

Acidente no Trabalho e Pequenos negócios na Internet


Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

Data de publicação: 27/07/2016

Nesta quarta-feira (27), é celebrado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho - um marco da luta dos trabalhadores por melhores condições de saúde e segurança no exercício da profissão. Ao longo do tempo, um conjunto de medidas legislativas foram elaboradas para garantir proteção e direitos aos trabalhadores. A data se tornou oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho.

O Ministério do Trabalho desenvolve políticas públicas e ações de inspeção e fiscalização para a promoção de um ambiente de trabalho mais seguro para os brasileiros. Essas políticas têm como objetivo incentivar o investimento em saúde e segurança no trabalho, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

De janeiro a junho de 2016, o Ministério do Trabalho realizou 29.243 inspeções em segurança e saúde no trabalho, sendo que a constatação de riscos graves e iminentes à integridade física dos trabalhadores motivou a realização de 656 embargos e 1107 interdições.

Neste período, a Norma Regulamentadora mais fiscalizada foi a NR-18, que trata da indústria da construção civil. No setor, foram mais de 49 mil itens inspecionados em cerca de sete mil estabelecimentos.

Ainda no primeiro semestre de 2016, foram realizadas 631 análises de acidente de trabalho, com o objetivo de identificar as causas dessas ocorrências e providenciar medidas preventivas eficazes. Das 768 pessoas envolvidas nesses acidentes, 711 vítimas eram homens.

Além das irrecuperáveis perdas de vidas, estes acidentes e doenças resultam também em afastamentos e diminuição da capacidade produtiva, cujas consequências, muitas vezes, extrapolam o ambiente de trabalho. A data busca alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro, e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.
Fonte: MTPS




Pequenos negócios dominam vendas na internet

Data da Publicação 27/07/2016

De acordo com pesquisa do Sebrae em parceria com o E-commerce Brasil, 90% das vendas são feitas por micro e pequenas empresas que atuam exclusivamente on line

Brasília - Do total de empresas que vendem exclusivamente pela internet 90% são de pequeno porte, ou seja, faturam até R$ 3,6 milhões anuais. As informações constam em pesquisa elaborada pelo Sebrae em parceria com o E-commerce Brasil. De acordo com a 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, quando analisadas as empresas que possuem lojas virtuais e físicas, esse número cai para 71%.

"Vender pela internet é uma tendência que não pode ser deixada de lado. O mundo virtual permite que os clientes conheçam e comprem os produtos de um pequeno negócio 24 horas por dia. Os donos de pequenos negócios já perceberam isso e têm marcado presença nas redes", destaca o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos".

A pesquisa feita pelo Sebrae também constatou que nos últimos três anos houve um aumento considerável no número de pessoas que resolveram vender produtos ou serviços pela internet. Do total de e-commerce no país, 58% deles começaram suas atividades na rede de 2013 para cá. O levantamento também detectou que 53% das empresas que vendem on line não possuem uma loja física e que uma em cada quatro empresas possui apenas um funcionário e 40%, entre dois e quatro funcionários.

A boa perspectiva de ampliar as vendas e reduzir custos também tem atraído empreendedores a atuarem nesse canal de vendas. Entre os donos de negócios que nunca tiveram e-commerce: 59% pretendem abrir um. A pesquisa também revela que do total de empresas que vendem exclusivamente pela internet, 90% são de pequenos negócios, ou seja, faturam até R$ 3,6 milhões anuais. Quando analisadas as empresas que possuem lojas virtuais e físicas, esse número cai para 71%.

"Nessa terceira pesquisa nacional ficou claro, neste ano adverso, que os processos gerenciais das lojas, independente do porte, estão melhores. Isso reflete na manutenção da taxa de conversão, na utilização mais otimizada das mídias como redes sociais para gerar tráfego qualificado para o site e para fechar as vendas", afirma a diretora-executiva do E-commerce Brasil, Viviane Vilela.

Os principais produtos vendidos estão relacionados à moda, casa e decoração, informática e beleza. A grande maioria das empresas que está no e-commerce atua no Comércio (73%), seguidas pelas de Serviços (18%) e Indústria (8%). Apenas 1% das empresas de e-commerce são do setor de Agronegócio.

Além disso, os estados que mais compram produtos pela internet são São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que juntos também são os que mais abrigam sedes do e-commerce 58% das empresas que atuam nas redes estão na região Sudeste.
Fonte: ASN

Boletim CENOFISCO


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