Vale poupar sem fazer muito esforço. E logo terá resultados surpreendentes
Entre os objetivos na hora de projetar um modelo novo economizar combustível está entre as prioridades, assim como reduzir ao máximo o nível de emissões de poluentes e chegar ao ponto ideal quando o assunto é segurança. Mas não é preciso ser engenheiro ou designer para poupar alguns litros de gasolina, etanol ou diesel. Basta seguir algumas regras básicas para sentir a diferença no bolso no fim do mês. Acompanhe cinco delas.
1 – Acelere na medida certa
Para economizar combustível é preciso controlar as rotações do motor de acordo com o regime de torque máximo
A regra básica para não exagerar na hora de pisar no acelerador é procurar manter o nível de rotação do motor entre o regime de torque máximo e 1.000 rpm abaixo desse patamar. Para saber qual é esse regime basta uma simples consulta à ficha técnica do carro.
2 – Mantenha a manutenção do carro em dia
Vai ajudar bastante a economizar combustível se os pneus estiverem em bom estado e bem calibrados, a suspensão funcionando corretamente e o motor trabalhar perfeitamente, de acordo com os parâmetros considerados ideais para as fabricantes.
Qualquer alteração nos padrões de fábrica vai prejudicar não apenas o desempenho, mas também o consumo.
3 – Tire o chamado “peso morto” do porta-malas
A menos que seja inevitável, o porta-malas dele ficar sempre vazio para não levar o chamado “peso morto” para economizar combustível
Não são poucos aqueles que acabam esquecendo uma série de objetos no compartimento de bagagem que são levados de um lado para o outro dentro do carro de maneira desnecessária. Então, vale fazer uma faxina e se livrar desse peso. Pode ajudar a economizar um bom volume de combustível no final do mês.
4 – Use o ar-condicionado apenas quando necessário
Em média, ar-condicionado ligado pode aumentar o consumo em até 5%. Portanto, vale usá-lo com certa moderação
Ele não é esse vilão do consumo de combustível que muitos pensam. Dependendo do caso, pode chegar a aumentar o consumo em algo em torno de 5%, mas é bom usar o ar-condicionado com moderação. Em dias frios, vale desligá-lo em alguns momentos.
Uma vez ligado, o compressor do sistema já começa a consumir energia do motor. Portanto, tanto faz a velocidade do ventilador.
5 – Principalmente na estrada, deixe os vidros fechados
Vidros fechados na estrada é fundamental para economizar uma boa quantidade de combustível
De acordo com as leis da aerodinâmica, quanto mais fácil o ar passar pelo carro, melhor. Por isso, ao deixar os vidros fechados, a resistência que o ar vai encontrar será bem menor, o que ajuda consideravelmente a economizar combustível.
Aliás, é preferível deixar o ar-condicionado ligado do que os vidros abertos se a questão é economizar.
Boletim Informar Jurídico
Nenhum comentário:
Postar um comentário