Data de publicação: 18/07/2016
O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, participou neste sábado (16) da abertura do painel de debates "A inserção profissional de jovens aprendizes via tecnologia", promovido pelo Ministério do Trabalho durante a 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), realizada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
No evento, o ministro destacou o lançamento de uma política de formação de jovens aprendizes voltada para a tecnologia da informação. "O Ministério do Trabalho pretende desenvolver uma ação no sentido de oferecer aos jovens a oportunidade de qualificação profissional, para que tenham o conhecimento e domínio da tecnologia, em especial nesse mundo digital", disse Ronaldo, destacando que o programa, chamado Hacker Aprendiz, deve ser iniciado no primeiro semestre de 2017.
O projeto de aprendizagem Hacker Aprendiz será elaborado com base nas propostas apresentadas pelos participantes do painel "A inserção profissional de jovens aprendizes via tecnologia" e no que diz a lei sobre contratação de jovens. Participaram do debate o diretor de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude do Ministério do Trabalho, Higino Brito Vieira; o coordenador da Associação Brasileira de Software Livre, Sady Jacques; o coordenador de TI do Programa Interlegis do Senado Federal, Sesostris Vieira; o coordenador do LabHacker da Câmara dos Deputados, Daniel Shin; a auditora da Superintendência Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, Denise Bambrila; o representante da UnB, Paulo Meirelles; e o diretor da Faculdade de Informática da PUC-RS, Fernando Luis Dotti.
A legislação brasileira permite a contratação de jovens na condição de aprendizes entre 14 e 24 anos (exceto para aprendizes com deficiência, que não há limite de idade), desde que permaneçam na escola e façam o curso técnico-profissionalizante. No período da aprendizagem, os jovens trabalham com a carteira assinada e recebem remuneração com base no salário mínimo.
O FISL - O FISL é um dos maiores encontros de comunidades relacionadas ao software livre da América Latina e um dos maiores do mundo. A 17ª edição do Fórum ocorre até sábado (16)), no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre (RS). A programação completa e todas as informações estão no site do evento: softwarelivre.org/fisl17.
Fonte: MTPS
Boletim CENOFISCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário