segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Sábado Resistente lança livro sobre legado da ditadura na área de segurança pública, de Maria Pia Guerra


Evento acontece no Memorial da Resistência, no dia 08 de outubro, às 14h00, com entrada gratuita e terá participação de Maria Pia Guerra, Jacqueline Sinhoretto eFermino Fecchio
 

No dia 08 de outubro, o Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizará mais uma edição do Sábado Resistente, projeto realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. O evento acontece às 14h00, e terá lançamento do livro "Polícia e ditadura - A arquitetura institucional da segurança pública de 1964 a 1988", de Maria Pia Guerra. Na ocasião, também haverá debate entre a escritora e o advogado Fermino Fechhio e a socióloga Jacqueline Sinhoretto.

O evento discutirá, a partir da tese da Profa. Maria Pia Guerra,  o atual modelo de organização das polícias no Brasil.  Em meio a diferentes propostas de reforma do sistema de segurança pública, que apontam caminhos tão diversos quanto a criação de guardas municipais, a unificação das forças de segurança  e a desmilitarização das polícias e sobre o modo como constituímos a atual arquitetura institucional da segurança pública.

Estudo traça o roteiro das reformas institucionais de segurança promovidas desde o início da ditadura até a promulgação da Constituição Federal de 1988. Observa os processos de concentração de competências e militarização promovidos pelos governos militares, incluindo a criação das polícias militares, as tentativas frustradas de reforma pelos governos de transição federal e estaduais, com foco no Estado de São Paulo, assim como a consagração do modelo na nossa carta constitucional.


PROGRAMAÇÃO
14h00 – Boas vindas – Kátia Felipini Neves (Memorial da Resistência de São Paulo)
14h10 – Coordenação – Oswaldo Oliveira (Núcleo de Preservação da Memória Política)
14h20 – Mesa Redonda
Maria Pia Guerra é advogada, professora de direito comparado e doutoranda em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasilia. Autora dos livros “Anarquistas, Trabalhadores, Estrangeiros: o Constitucionalismo Brasileiro na Primeira República”  e “ Polícia e Ditadura: a arquitetura institucional da segurança pública de 1964 a 1988". Pesquisadora da Rede Latino-Americana de Justiça de Transição.
Fermino Fecchio é advogado, ex-ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo e ouvidor da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica entre os anos 2006 a 2011. Foi condecorado em 2003 pelo XX prêmio de Direitos Humanos concedido pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP. Atualmente integra a Comissão da Verdade e da Memória da Prefeitura de São Paulo.
Jacqueline Sinhoretto é doutora em Sociologia pela USP e professora do departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. É coordenadora do Grupo de Estudo sobre Violência e Administração de Conflitos da Ufscar (Univeersidade Federal de São Carlos), no qual já desenvolveu várias pesquisas sobre o controle do crime em São Paulo e também sobre a atuação da Polícia Militar.
16h10 – debate
SERVIÇO

Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz - Auditório Vitae – 5º andar
Telefone: (011) 3335-4990/ faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças)
Entrada Gratuita

Mais informações à imprensa
Memorial da Resistência de São Paulo
Kátia Felipini Neves – (11) 3335.4990 | kneves@memorialdaresistenciasp.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Viviane Ferreira (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário