segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Sobre a relação que a Asteca faz questão de manter com seus Clientes


Pelos contratos de assessoria que a Asteca mantem com seus clientes, e por nossas convicções políticas e filosóficas, nos últimos 36 anos vimos orientando-os (em sua grande maioria oriundos dos "sindicatos autênticos" ainda na época da ditadura civil e militar de 1964), com base nos conhecimentos teóricos e experiência prática, nas áreas da contabilidade; da legislação fiscal, previdenciária e sindical; das relações trabalhistas, enfim, de todos os ângulos que concernem à direção de entidades sindicais de trabalhadores e organizações do movimento popular.


Em primeiro lugar, afirmamos que durante todo esse tempo evitamos tomar parte em divergências internas da diretoria, só o fazendo se convidados pelas partes litigantes. Sem nomearmos quais, já fomos distinguidos – inúmeras vezes – com a confiança dos companheiros traduzida em convites para participarmos de reuniões de diretoria que visavam resolver conflitos no interior dela, provocados pelas divergências entre as várias Correntes Políticas ali existentes. Embora tenhamos nossas preferências e opiniões não permitimos que elas interfiram no trato diário com os Clientes. Até porque, nossa lealdade primeira é para com a entidade e sua categoria, e não com este ou aquele dirigente, esta ou aquela corrente.

Em segundo lugar, julgamos que nosso papel de assessores se limita a transmitir orientações sobre os diversos aspectos da administração sindical, as quais poderão ser aceitas ou não pela Diretoria. Deixamos claro que, quando companheiros recusam nossos pareceres acatamos tal postura com a maior naturalidade, porque temos certeza de que, em última instância, são os dirigentes da entidade - e não a Asteca - que serão julgados pela categoria, recebendo louros por seus acertos e críticas pelos erros. Só que, quando os companheiros não aceitam a orientação transmitida, e como ela - sempre - é dada também por escrito, jamais poderão nos responsabilizar pelos erros cometidos.

Em terceiro lugar, sabemos que, uma questão muito sentida em algumas entidades é da remuneração dos dirigentes sindicais. Nesse terreno, a Asteca se limita a dar sua orientação com base na legislação em vigor, e nos aspectos políticos, sindicais e morais. Feito isso, terminou aqui nossa tarefa. Os companheiros poderão decidir da forma que julgarem mais conveniente essa questão, aumentando-os ou reduzindo-os. Até porque, se algum dia o judiciário obrigar alguém a devolver valores recebidos em desacordo com a lei, acrescidos de correção monetária e juros, esse alguém não será a Asteca, lembrando ainda que, na ocasião devida, transmitimos a orientação correta.

Em quarto lugar, sempre colocamo-nos à disposição para comparecermos às reuniões da diretoria e assembléias gerais onde nossas sugestões poderão ser de valia para a entidade. Mas, isto não passa de um oferecimento que a entidade poderá aceitar ou recusar como quiser. Só pedimos que, tais solicitações sejam feitas com a antecedência necessária para adequarmos aos nossos compromissos já assumidos, e confirmados depois por escrito. É com satisfação que comparecemos a tais eventos, sempre e quando convidados, dado nossa certeza em oferecer sugestões corretas.

Em quinto lugar, afirmamos que, fazemos a contabilidade rigorosamente dentro daquilo que a entidade achar melhor. Todavia, esse atendimento às exigências do cliente estará condicionado a que tais exigências tenham cobertura da ciência e técnica contábeis, e dentro da legislação em vigor.

Em sexto lugar, uma outra questão importante é que, quando algum cliente deseja deixar a Asteca continuamos sempre à sua disposição, mantendo um relacionamento cordial. Tanto assim que, diversos clientes que nos deixaram retornaram posteriormente. Recentemente, retornou à Asteca um grande cliente que nos havia deixado há quase 20 anos!

Portanto, companheiros, essas, em resumo, são algumas das posturas que orientam nosso relacionamento com o meio.

Como sempre, agradecemos a atenção – e a confiança - de todos e colocamo-nos inteiramente à sua disposição para os esclarecimentos que julgarem necessários.
Zé Augusto
Asteca Contabilidade, Assessoria e Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário