segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

A NASA e o Google acabaram de anunciar que encontraram outro sistema solar como o nosso

Por Natasha Romanzoti, em 18.12.2017




A NASA “deu um Google” nas estrelas e descobriu dois novos planetas, o Kepler-90i e o Kepler-80g.

Os astrônomos já conheciam o sistema solar Kepler-90, mas não tinham detectado este planeta ainda. Como o Kepler-90i é o oitavo descoberto na estrela Kepler-90, que fica a 2.545 anos-luz da Terra, o sistema é como uma “mini versão” do nosso próprio.

Kepler-90i parece ser o terceiro mundo a orbitar a estrela, aproximadamente a cada 14 dias. Sua temperatura de superfície é de provavelmente 980 graus Celsius.

O Kepler-80g, do mesmo tamanho que a Terra, faz parte do sistema Kepler-80 e, junto com seus quatro planetas vizinhos, orbita a estrela no que é chamado de “cadeia ressonante” – todos estão em posições fixas, “trancados” devido a gravidade mútua em uma dança orbital rítmica. O resultado é um sistema extremamente estável, semelhante aos sete planetas do sistema TRAPPIST-1.
Parceria produtiva

As descobertas foram feitas com a ajuda do sistema de aprendizado de máquina do Google, que vasculhou os diversos dados coletados pelo telescópio espacial Kepler da NASA.

Andrew Vanderburg, astrônomo da Universidade do Texas (EUA), foi auxiliado pelo engenheiro de software do Google Christopher Shallue para usar a inteligência artificial a fim de identificar os exoplanetas.

Hypescience





Nenhum comentário:

Postar um comentário