quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Sábado Resistente reúne especialistas para debater retrocessos nos direitos humanos




Evento acontece no dia 09 de dezembro, às 14h00, com entrada gratuita e a presença de seis especialistas em diferentes áreas sociais 







No dia 09 de dezembro, véspera do Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizará mais uma edição do Sábado Resistente, projeto realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. O evento será às 14h00, e debaterá retrocessos observados no Brasil nas áreas de direitos humanos.

Nos últimos anos, o Brasil tem observado uma série de perdas de direitos em diferentes setores sociais. Como exemplo, podemos citar as reformas trabalhistas e previdenciárias e a aprovação por uma comissão da Câmara dos Deputados de medidas mais restritivas em relação ao aborto. Para compreender essas questões e discutir formas de ação, o evento trará especialistas nas áreas de intolerância religiosa, direitos trabalhistas, violência contra a mulher, questão LGBT e direito à memória e à verdade.

O Sábado Resistente também marcará a abertura da exposição "Canto Geral: a luta pelos direitos humanos", do Memorial da Resistência. A exposição traz a público a transposição em gravuras dos 30 artigos da “Declaração Universal dos Direitos Humanos” realizada por importantes artistas brasileiros. A abertura oficial acontece também no sábado, dia 09 de dezembro, às 11h.
Haverão duas intervenções artísticas durante a tarde. O ator Marcos Lemes fará a leitura de algumas poesias e o grupo Teatro Popular União Olho Vivo realizará uma apresentação musical, derivada da peça “Os Queixadinhas” – que será apresentada às 12h no piso térreo do Memorial da Resistência, também no sábado.

PROGRAMAÇÃO
14h00 – Boas-vindas – Marília Bonas (Memorial da Resistência de São Paulo)
14h10 – Coordenação – Oswaldo Oliveira
14h20 – Mesa Redonda

Jair Alves é pastor, mestre em Ciências da Religião e atual Presbítero Assessor Episcopal para Promoção dos Direitos Humanos na 3ª Região Eclesiástica. Também trabalha na Prefeitura do Município de SP, na Saúde onde é Assistente Social especializado em Gestão de Politicas Sociais.

Claudia Maria Poleti Oshiro é Mestre na área de violência doméstica e religião, pela Universidade Metodista de São Paulo (2016); Pós graduada em Terapia Familiar pelo Instituto de Terapia Familiar de São Paulo - ITF (2009). É Vice-presidente da Entre Nós Assessoria, educação e pesquisa em gênero e raça e coordenadora do Projeto Darc Social e membro do Grupo de Estudos de Gênero e Religião - Mandrágora/Netmal.

Adriano Diogo é geólogo sanitarista formado pela USP e ex-preso político. Foi eleito quatro vezes vereador de São Paulo.

Franco Reinaudo: diretor do Museu da Diversidade Sexual.

José Jorge Maggio é presidente do SINPRO- ABC, sindicato dos professores da rede privada do ABC.

16h10 – Debate 

SERVIÇO
Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz - Auditório Vitae – 5º andar
Telefone: (011) 3335-4990/ faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças)
Entrada Gratuita

Mais informações à imprensa
Memorial da Resistência de São Paulo
Marilia Bonas – (11) 3335.4996 mbonas@memorialdaresistenciasp.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo - Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Gabriela Carvalho (11) 3339-8070 | gabrielacarvalho@sp.gov.br
Damaris Rota (11) 3339-8308 | drota@sp.gov.br

contato@nucleomemoria.org
Tel: (+55) (11) 2306-4801 






Nenhum comentário:

Postar um comentário