terça-feira, 8 de outubro de 2019

Santo Dias - 40 anos de memória e luta: Quando o passado se transforma em história



Santo Dias - 40 anos de memória e luta: Quando o passado se transforma em história


De: CEDEM <eventos.cedem@unesp.br>
Enviado: segunda-feira, 7 de outubro de 2019 11:07
Para: patriciamito159@hotmail.com <patriciamito159@hotmail.com>
Assunto: Santo Dias - 40 anos de memória e luta: Quando o passado se transforma em história



Debate CEDEM

16 de outubro

Quarta-feira - 18h30Neste 2019, completam-se 40 anos do assassinato do metalúrgico Santo Dias. 

Sua memória persiste por meio do trabalho do Comitê que leva seu nome, como as ações realizadas anualmente no local em que tombou. Este lugar, convertido em espaço contra o apagamento do registro das lutas populares, fica em frente à antiga fábrica Sylvânia, no Campo Grande, região Sul de São Paulo. No debate, a geógrafa Anaclara Volpi Antonini trará contribuições de sua pesquisa de mestrado sobre essa e outras memórias resistentes em São Paulo. Na ocasião, o Comitê Santo Dias lançará a 2ª edição do livro Santo Dias: Quando o passado se transforma em história. Escrito por Luciana Dias, Jô Azevedo e Nair Benedicto, o livro está sendo reeditado pela Fundação Perseu Abramo em parceria com a editora Expressão Popular. O CEDEM custodia o Fundo Santo Dias, que reúne toda a documentação sobre o trabalhador assassinado. 

Expositoras:

Luciana Dias da Silva 

Luciana é pedagoga e professora de Francês. É co-autora do livro Santo Dias: quando o passado se transforma em história – 1ª edição em 2004, por ocasião dos 25 anos da morte do operário, e 2ª edição pela memória dos 40 anos de morte. Atualmente é coordenadora pedagógica da EMEF Zacaria. É filha de Santo Dias da Silva e membro de Comitê do mesmo nome. 


Anaclara Volpi Antonini 

Geógrafa e mestre em Geografia Humana pela USP, sua dissertação aborda lugares de memória relacionados à ditadura militar em São Paulo, tema que continua a estudar. Também pesquisa patrimônio cultural, memória e urbanização. Atualmente, trabalha com produção de materiais didáticos. É membro do Comitê Santo Dias da Silva e da Rede Paulista de Educação Patrimonial. 

Mediação:

Jô Azevedo 

Jornalista, é co-autora do livro Santo Dias: Quando o passado se transforma em história. Nas décadas de 1970 e 1980 trabalhou para jornais alternativos, como O São Paulo e Movimento, documentando os movimentos populares. Integrou equipes de jornalismo nas principais emissoras de televisão de São Paulo; assessorou ONGs e governos municipais na área de comunicação. É autora de livros sobre trabalho infantil para as editoras Paz e Terra e Ática, além de outras publicações na área de educação..

CEDEM
Praça da Sé, 108 - 1º andar
Centro - São Paulo (SP)

Evento gratuito
Com Certificado de Participação


CEDEM - Centro de Documentação e Memória da UNESP 
Praça da Sé, 108 - 1º andar - Centro - São Paulo (SP) - 01001-900
(11) 3116-1701

Nenhum comentário:

Postar um comentário