"Os turnos são de 12 a 14 horas de trabalho – muitas vezes incluídos aí os dias de sábados -, a falta de procedimentos de segurança física no manejo das máquinas é permanente. Os acidentes de trabalho são frequentes. E, se na GM os operários recebiam 29 dólares por hora de trabalho, agora, na Fuyao passam a ganhar um salário achatado de 12 U$"
Na Fuyao
Glass America, a fábrica chinesa de vidros para automóveis, em Ohio, a luta foi
como lucrar à maneira local ou ao modo do grande investidor oriental
O filme é
ambíguo, transparece boas intenções dos autores - embora de raiz capitalista -,
mas não escamoteia o ponto de vista do embate entre operários chineses e
americanos trabalhando juntos no chão de uma fábrica que faliu em Ohio, em
2008, fechada pela General Motors, e reaberta há cinco anos pelos novos donos,
os chineses da Fuyao, montadora de vidros automotivos. O tema é curioso, serve
como reflexão sobre a ferocidade das atuais relações de trabalho – ou sempre
foi assim? – e, sobretudo, das ações frouxas dos sindicatos, agora, nesse
universo também dominado (como nos outros mundos) pela Era das Consultorias.
Por isto,
vale a visita a Indústria Americana (American Factory), esse filme do casal
documentarista Julia Reichert e Steve Bognar, aclamado no Festival de Sundance
deste ano. Foi comprado pela Netflix que por sua vez se uniu, comercialmente, à
empresa Higher Ground Productions, de Barack e Michelle Obama, para a sua
exibição e para a produção de outros trabalhos cinematográficos.
Vencedor
do prêmio de direção em Sundance como Melhor Documentário produzido nos Estados
Unidos, o filme de Reichert e Bognar apresenta a rotina inicial da Fuyao, na
periferia da cidade de Dayton, localizada no nordeste do país. Próxima de onde
os dois cineastas vivem, ela fica no chamado Cinturão da Ferrugem.
Operários
vindos da China (em geral para ocupar cargos de monitores e supervisores na
linha de produção) passam a trabalhar lado a lado com experientes ex-empregados
americanos da GM, que voltaram a ser contratados, dessa vez pelos orientais. O
confronto entre as duas culturas e as duas ideologias extremas (?) mergulha a
narrativa dos cineastas no investimento de um bilhão de dólares do fundador da
Fuyao Glass America, Cho Tak Wong, que pareceu ser desastroso num primeiro
momento. Mas desde o ano passado a fábrica começou a dar os gordos lucros
planejados.
No
primeiro momento da narrativa, num discurso para seus novos funcionários, em
uma das suas primeiras viagens mensais aos EUA, Wong relembra o óbvio: ‘’ Quando
se está em Roma faça como os romanos, ’’ se referindo à necessidade de
adaptação de seus compatriotas aos costumes e, em particular, aos hábitos de
trabalho dos americanos. Demagogia.
A
curiosidade de uns pelos outros, dos chineses pelo famoso way of life
americano, e dos americanos pela promessa que os primeiros personificam como
preciosas oportunidades econômicas para a região, logo no início do
empreendimento une a todos. Ao menos nas tardes de churrasco e de pescaria de
carpas.
Mas na
linha de produção os problemas aparecem além dos mal entendidos resultantes do
desconhecimento dos dois idiomas falados no ambiente. Os intérpretes não dão
conta de todos os diálogos travados.
É no
relato desses estranhamentos que o filme é mais esperto, mais agudo, mais
divertido – e mais objetivo.
Os turnos
são de 12 a 14 horas de trabalho – muitas vezes incluídos aí os dias de sábados
-, a falta de procedimentos de segurança física no manejo das máquinas é
permanente. Os acidentes de trabalho são frequentes. E, se na GM os operários
recebiam 29 dólares por hora de trabalho, agora, na Fuyao passam a ganhar um
salário achatado de 12 U$.
O que
fazer? Para os americanos, aceitar as novas condições para não retornar ao
inferno do desemprego. Torcer – e trabalhar duro - para a fábrica dar certo.
Para os muitos chineses que deixaram as famílias para trás, convocados que
foram para dar vida a mais um sucesso econômico do seu país, a rotina
patriótica passa a ser voltar à China e visitar parentes uma ou no máximo duas vezes
ao ano e a expectativa de atingir, em Dayton, os mesmos níveis de produção de
vidro das unidades da Fuyao na China.
Para
ambos, meia hora apenas ao dia para engolir sanduíches ou bolinhos de arroz.
Chineses
encaram americanos acostumados a trabalhar oito horas por dia com fins de
semana livres, como “preguiçosos”. ‘’Conversam demais no trabalho, ’’ eles
reclamam.
O cenário
perturbador de tentativas de integração de histórias pessoais e de culturas tão
díspares é ainda mais desestabilizado quando entra em cena a perspectiva de
implantação de um núcleo do sindicato United Auto Workers dentro da Fuyao.
Os
executivos da empresa reagem. Contratam uma consultoria para convencer os
operários das desvantagens de se organizarem – dentre elas o pagamento de
imposto sindical, que pesará no orçamento dos que festejam, durante uma
assembleia (vê-se isto no documentário) o aumento de um dólar a mais no salário
mensal. Impedir a sindicalização é um esforço tanto dos executivos americanos
como dos colegas chineses.
No final
da luta das duas faces do capital versus capital mostrada em Indústria
Americana, o espectador acompanha as divagações líricas do patrão Cho Tak Wong,
enquanto ele acende incensos a Confúcio e perambula pelos terraços de seu
palácio, na China. ”Pensando bem, ’’ diz ele, ‘’ eu prefiro a China pobre da
minha juventude”.
Deve ter
esquecido os sete milhões de chineses que morreram de fome antes da Grande
Marcha de Mao e deve festejar a Era da Automação que bate à porta. Ela é o
fecho final do documentário.
Carta Maior
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