domingo, 11 de fevereiro de 2024

Milton faria 88 anos hoje

 

Milton Bonaparte Reis, o primeiro à esquerda da fileira dos jogadores agachados do Leopoldina F.C. é um amigo e um irmão.


Se vivo fosse estaria hoje completando 85 anos de idade, tendo, porém, falecido no dia 10 de janeiro passado por problemas decorrentes de enfisema pulmonar e possivelmente Covid, segundo os médicos.

Nascido em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, veio para Cachoeiro do Itapemirim em 1940, com 4 anos de idade, morar na Rua Cel. Francisco Braga 81, no Edifício Santa Rosa, sendo que eu morava nesse mesmo edifício no número 77. Fomos vizinhos, portanto.

O pai dele, Pedro Reis, era funcionário administrativo na estação da Estrada de Ferro Leopoldina que ficava uns 500 metros antes de nossas casas. E a mãe, Doralice Soares Reis, conhecida por todos os vizinhos e amigos como dona Santa, por tratar a todos carinhosamente e com muita atenção.

Tinham os pais dele os filhos Maximino, Mário, Milton (já mortos) e Marco Aurélio que ainda vive.

Gostaria de ressaltar que d. Santa me considerava e tratava como seu quinto filho e eu a ela como a segunda mãe.

Lembro que logo que eles lá chegaram, e como nossas casas as janelas confrontavam, d. Santa achou muito interessante ver um menininho de 4 anos lendo o calendário: hoje é dia do santo tal, dia tal... É que meu pai, Henrique Azeredo, ensinou-me ler com 4 anos, em um jornal intitulado Vanguarda, com letras vermelhas que nunca mais eu vi nem sei de onde era.

Outra passagem que lembro e ressalta a bondade da dona Santa: o sr, Pedro estava ralhando com o Maximino, seu filho mais velho, e a mãe ele o defendia. A certa altura da discussão deles, Pedro Reis falou com ela assim: "pra você tá sempre tudo bem Santa. Se amanhã quando a gente acordar esse rio (morávamos às margens do rio) estiver correndo pra cima você vai achar normal..."

Não ri em respeito aos mais velhos, mas que foi engraçado lá isso foi...

Fomos amigos a vida inteira. Até os primeiros dias de janeiro trocamos mensagens pelo Zap, o que fazíamos desde janeiro de 2019, há 2 anos portanto. Só não via e não sabia quem não quiz.

Milton era casado com a Nídia, tinha 2 filhos, o Pedro e a Márcia os quais não cheguei a conhecer pessoalmente.

Esse era o meu irmão Milton Bonaparte Reis que, infelizmente, não está mais aqui.
Zé Augusto


Asteca Contabilidade, Assessoria e Consultoria

Um comentário:

  1. Milton Xiringa, como também era conhecido aqui em Cachoeiro de Itapemirim/ES, meu pai. Fico feliz com esta homenagem. Eu me lembro bem de sua mãe, d. Terezinha. Um abraço.

    ResponderExcluir