Ex-presidente da Eletrobrás, que faleceu nesta quinta-feira, era contra a privatização da estatal: "aumenta a tarifa e quem paga somos nós"
247 - Morreu na quinta-feira o físico e professor Luiz Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobrás. Seu falecimento foi lamentado pelos ex-presidentes Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT): "fará grande falta ao Brasil".
Em artigo publicado no jornal O Globo nesta sexta-feira (4), o jornalista Bernardo Mello Franco lembra que Pinguelli "recomendava cautela com arautos das privatizações".
Em meio às tentativas de privatização da Eletrobrás pelo governo Jair Bolsonaro (PL), Pinguelli protestava contra: "não há uma lógica nessas privatizações, a não ser a transferência de lucros para o setor privado e para empresas estrangeiras. (...) É mentira que a privatização reduza a tarifa de energia. Ela aumenta a tarifa. E quem paga somos nós, os consumidores”, declarou o cientista em entrevista recente ao site Tutaméia.
e no Brasil está muito enfraquecido. A privatização da BR Distribuidora foi feita quase em silêncio”, lamentou.
Pinguelli também não poupou críticas a Bolsonaro na ocasião, chamando-o de "falso patriota": "é um ignorante. Não aproveitou o curso da Academia das Agulhas Negras".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário