Cananéia é um destino perfeito para quem curte a natureza!
Há quem diga que São Paulo não é um estado que carrega riqueza em cenários, mas a cidade paulista que iremos abordar hoje prova exatamente o contrário. Estamos falando de Cananéia, conhecida como a porta de entrada para o turismo no litoral sul de São Paulo, além de marcar a trajetória do povo brasileiro, sendo o primeiro povoado do país.
Pensando em valorizar o turismo na região e proporcionar aos leitores a melhor experiência na cidade, reunimos dicas, passeios, hospedagens e tudo o que você precisa saber para uma viagem inesquecível. Se está pronto para explorar mais uma parte do país, vem com a gente nessa aventura.
Uma viagem cheia de cultura
Essa cidade antiga de SP é um dos lugares mais bonitos do país; você vai amar conhecê-la (Imagens: Unsplash)
Apesar do Brasil ser um país imenso e que reúne uma infinidade de cenários históricos e naturais, é muito comum que as pessoas desconheçam maravilhas escondidas como Cananéia. Essa cidade, pra ninguém botar defeito, reúne uma biodiversidade imensurável.
TE INTERESSA?
Localizada no extremo sul do litoral paulista…
Cananéia está no centro de um corredor biológico de aproximadamente 110 km. Esse caminho segue desde a Foz do Rio Ribeira até a baía de Paranaguá, configurando um dos últimos vestígios de Mata Atlântica preservada da costa brasileira.
Esse espaço também é considerado um dos maiores e mais importantes berçários da vida marinha. E não pense que o ecossistema é importante apenas para o Brasil.
publicidade
Esse berçário é responsável pela manutenção de espécies marinhas pro mundo todo! Incrível, não é? O turismo em Cananéia também busca passar o caráter ecológico para seus visitantes.
A Unesco não poderia deixar Cananéia passar despercebida
Considerado o melhor roteiro ecológico do mundo pela revista “Condé Nast Traveler”, dos Estados Unidos, a região onde está Cananéia foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Lá é possível observar, com riqueza de detalhes, quatro tipos de ecossistemas importantes para o equilíbrio ambiental em nosso país e no mundo.
O principal deles é a Mata Atlântica em toda sua majestosa aparição, seguido pelos manguezais, restingas e dunas.
publicidade
A cidade também é considerada um dos principais sítios arqueológicos do país. Em Cananéia é possível encontrar os sambaquis, que se estima ter entre 6 e 4 mil anos. Além das ruínas da cidade do período colonial.
Uma curiosidade sobre os Sambaquis
Você já ouviu falar nisso? Pode ser que não e é por isso que trouxemos essa curiosidade sobre a região de Cananéia. A centenas de milhares de anos, os povos que habitavam nas áreas litorâneas do país formaram os famigerados sambaquis.
Você deve estar se perguntando o que é isso, não é? Também chamados de concheiros, os sambaquis são compostos por uma infinidade de conchas empilhadas, que podem gerar montes de até 20 metros. Alguns desses montes são datados em mais de 5000 anos!
Melhor lugar para conhecer os cenários locais
Cananéia é um ambiente bastante diverso e os turistas vão amar desbravar cada detalhe. A nossa recomendação para que tenha contato com todas as nuances da cidade, é visitar o Parque Estadual da Ilha do Cardoso.
Com mais de 13 mil hectares de área preservada, o parque, construído em 1962, reúne uma parcela densa da Mata Atlântica, além de uma infinidade de outros cenários. Para aprecia-los, você precisa fazer a travessia de barco.
Vale a pena visitar as cachoeiras, fazer trilhas e quem sabe, dar de cara com animais nativos e raros. Alguns turistas conseguem observar espécies como jacaré-de-papo-amarelo e o papagaio-de-cara-roxa.
Lugares que você não pode deixar de incluir em seu roteiro:
Trilha da Cachoeira Grande
Acho que não precisamos nem dizer a recompensa por essa trilha, não é? Existem duas formas de chegar na cachoeira. O primeiro caminho conta com uma trilha de dificuldade moderada, enquanto o segundo trajeto é feito de barco.
publicidade
Núcleo Marujá
Esse núcleo reúne a melhor estrutura para quem deseja aproveitar Cananéia. Nele se encontram as principais pousadas da região, além dos turistas puderem optar em se hospedar nas casas nativas. Ter uma experiência realmente caiçara é uma das melhores coisas que você pode fazer ao visitar a Ilha do Cardoso.
Praia de Marujá
A beleza natural da ilha está bem impressa na Praia de Marujá. A apenas 10 minutos do Núcleo, o espaço conta uma imensa faixa de areia e uma atmosfera tranquila e serena. Perfeito para quem busca dias tranquilos a beira mar.
Praia do Pereirinha
Se você viaja em família, principalmente com crianças, não deixe de incluir a Praia do Pereirinha no seu roteiro. A Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, indica o Pereirinha como uma praia turística de destaque. Já pensou em ver golfinhos bem de perto? Lá você pode conseguir.
Vale a pena ir até o local com um guia. Ele vai guiar o passeio para que seja o mais proveitoso possível. Você e sua família vão amar!
Trilha do Manguezal
Se você não é adepto do trekking, pode ficar tranquilo!
Existe uma espécie de plataforma de madeira, para que os turistas tenham uma experiência proveitosa da trilha do manguezal. Se você nunca teve a oportunidade de explorar um cenário como esse, vai se encantar com o poder natural do ambiente.
Os mangues servem como abrigo para diversas espécies marinhas reproduzirem. É comum encontrar uma infinidade de crustáceos e cavalos marinhos, criaturas em extinção, nessa região.
Trilha do Morro das Almas
Apesar do nome parecer assustador, você só vai se deparar com belezas nessa trilha. As aves, árvores, flores e arbustos se mobilizam para trazer uma experiência integrativa aos visitantes. O contato tão acirrado com a natureza é um dos principais motivos pelos quais Cananéia é um dos melhores lugares para o ecoturismo do país.
Pontal da Praia
Essa área mais parece uma pintura e pode ser a parada mais surpreendente de Cananéia! O cenário que você encontra na ponta da praia reúne o rio com o mar. Durante o pôr do sol, os turistas podem apreciar a paisagem e confraternizar com amigos e familiares.
Trilha do Sambaqui
Se você nunca viu um sambaqui de perto, ao visitar Cananeia, não esqueça de incluir essa trilha no roteiro. Também é válido visitar o costão rochoso. É importante ter um pouco d condicionamento físico para o passeio dar certo.
A WEBIC
Nenhum comentário:
Postar um comentário