Quando a mídia, as personalidades, os políticos e tudo mais se pronunciam a favor de algo ou de alguém não significa que seus seguidores farão isso em massa.
Por isso que, o eleitorado votou diferente ao que muita gente previa, ou seja, elegeria um candidato no primeiro turno e ponto final. Estaria tudo encerrado.
Uma outra questão para a qual não estivemos atentos é que, Simone Tebete, Ciro Gomes e outros estavam no páreo e tinham seus eleitores. Numa proporção menor, inferior a 5% do eleitorado mas que fizeram falta na soma de liquidar tudo no primeiro turno. Especialmente os dos dois antes citados. Se Simoone ou Ciro não houvessem candidatado e apoiado Lula este teria vencido.
Não levamos na devida consideração, ainda, o principal.
O Brasil sempre teve um eleitorado de direita e centro que abiscoitava pelo menos 30% da votação. Ocorre que, Bolsonaro escancarou o pensamento de extrema direita o que fez sair do armário os 43% de eleitores ou seja a verdadeira fatia das pessoas ideológica e politicamente integrantes da centro direita.
E a campanha para votação em massa no 1º turno fez com que esse eleitorado fosse às urnas para tentar derrotar Lula e o PT.
Segundo o Presidente do TSE Alexandre Moraes os votos nulos e branco se reduziram em cerca de 7,5 milhões, mas as abstenções mantiveram-se nos 20% de pleitos anteriores.
Lula venceu no 1º turno e tudo indica que vencerá no segundo. Aliás desde 2002 quando se elegeu nunca conseguiu chegar lá a não ser no segundo turno, e certamente dessa vez não será diferente.
Nesta eleição um grande número de parlamentares de direita ou facistas se elegeu; Mas, acredito que no andar da carruagem muitos deles apoiarão o Governo Lula. A força do “objeto misterioso” continua grande através da história e tudo indica que não mudará agora.
Todos precisamos ir às urnas novamente no dia 30 para elegermos Lula e garantirmos a volta do Estado de Direito, e, com ele, das Liberdades Democráticas e Sindicais.
Muito importante será a Revogação da Deforma Trabalhista, para garantir a volta de um salário mínimo maior, de aumentos salariais decentes, para os trabalhadores e suas famílias fazerem pelo menos 3 refeições taludas diariamente e desfrutarem da segurança de um Estado de Direito.
Via a Democracia e Viva o Socialismo!
Zé Augusto
Asteca Contabilidade e Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário