A Piedra de Ingá, localizada no estado da Paraíba, no nordeste do Brasil, é uma das mais intrigantes maravilhas arqueológicas do mundo.
Conhecida localmente como Itacoatiara do Ingá, essa formação rochosa monumental é coberta por centenas de inscrições gravadas há mais de 4.000 anos, e até hoje o seu significado exato permanece um mistério.
As inscrições na pedra incluem uma variedade de símbolos geométricos, formas abstratas e representações de animais e plantas. O que mais intriga os cientistas é a semelhança desses símbolos com sistemas de escrita de antigas civilizações, como os egípcios, fenícios e sumérios, além de uma possível conexão com o misterioso sistema de escrita Rongorongo da Ilha de Páscoa.
Além disso, alguns estudiosos sugerem que a Pedra de Ingá pode conter vestígios de símbolos relacionados à chamada língua nostrática, uma hipótese de uma língua ancestral comum a várias famílias linguísticas, sendo considerada uma das mais antigas e raras da humanidade.
Embora muitos tenham tentado decifrar os enigmas gravados na pedra, não há um consenso sobre o seu verdadeiro significado ou origem. Essa mistura de culturas e símbolos tão diversos levanta questões sobre o contato entre civilizações antigas e o papel que a América do Sul pode ter tido nesse processo. Por isso, a Pedra de Ingá continua sendo um enigma arqueológico de grande importância global.
A fotografia é do arquivo web.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário