quarta-feira, 16 de março de 2016

Lula séra ministro?

A mídia está agitada. Os políticos também. Parte da oposição contribui com um caminhão de asneiras. Outra parte dela e dos intelectuais, jornalistas e jornaleiros, políticos etc., através de suas críticas e supostas "análises" deixam entrever um medaço desse 3º mandato de Lula.

Já nós, do lado de cá, do lado dos trabalhadores, temos outras preocupações. Se for para continuar "republicano", colocar ministros "republicanos" e ficar numa de nem lá nem cá, pode desistir. Lula irá afundar e, junto com ele, levará Dilma e o PT.

Mas, se mudar radicalmente a política econômica com os Ministros da Fazenda e do Planejamento atuais, sem eles ou contra eles, colocar Samuel Pinheiro Guimarães em alguma pasta muito importante, Celso Amorim nas relações exteriores, um ministro da saúde e outro da educação com pessoas de ponta, ai sim, valerá a pena assumir a Casa Civil.

Restabelecer a política de baixa dos juros, inclusive, colocando o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal no mercado com oferta de taxas baixas de juros para obrigar os banqueiros a baixarem a bola... Acelerar os empréstimos para pobres, para pequenos empresários, pequenos comerciantes, e pequenos agricultores. Ou seja, fazer algo parecido com as medidas adotadas quando da crise de 2008.

Claro que não estamos em 2008. Mas, não somos um pequeno Pais. O Brasil tem dimensões continentais, com as maiores jazidas de petróleo do mundo, com empresas como a Petrobras e Eletrobrás que detêm alta tecnologia em suas áreas, riquezas minerais, e, 200 milhões de habitantes. Eu disse 200 MILHÕES DE HABITANTES. Um marcado interno pra ninguém botar defeito.

Nós dependemos do mercado externo? Claro que sim. Nenhum país no mundo de hoje pode se isolar. Mas, não dependemos dele para sobreviver nem para avançar.

Pois é, se Lula virar o governo para o desenvolvimento, teremos mais empregos. Tendo mais empregos teremos consumo maior. Crescendo o consumo, lógico, crescera a produção. E, com o crescimento da produção teremos mais empregos. Esse é o ciclo virtuoso da economia.

Mas, só assim, valerá a presença de Lula no Governo. Fora daí nem pensar!

Tá avisado. Tá todo mundo avisado. Tá?
José Augusto Azeredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário