O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita de São Paulo lançou segunda (22) a campanha “Pobre Paga Mais”, que tem como objetivo alertar a população sobre os desequilíbrios dos impostos cobrados no Estado, sobretudo o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
A campanha pretende expor como o sistema injusto aumenta o peso dos impostos para a população de menor renda. De acordo com o Sindicato, os números mostram que produtos essenciais como gasolina, energia elétrica e serviços de comunicação, como telefone e internet, são tributados com alíquota de 25%, enquanto produtos consumidos exclusivamente pelos mais ricos possuem uma carga tributária menor.
Distorção - A carga tributária do ICMS na compra de helicópteros e jatinhos, por exemplo, é de 4% – enquanto automóveis pagam 12%. Alimentos da cesta básica, como arroz e feijão, salsicha e sardinha em lata são tributados a 7%; já produtos como picanha e o filet mignon são isentos.
Peças - A primeira fase da campanha contará com hotsite (www.pobrepagamais.com.br), spots de rádio, outdoors em 11 cidades do Estado, filme de 15 segundos em painéis de LED nos shoppings Aricanduva e Interlagos, na capital paulista, além das redes sociais.
Mais informações: www.sinafresp.org.br
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