'Cartografia de Direitos Humanos' reúne em 26 minutos a luta por um vida digna desde o regime militar
REDAÇÃO 11 de dezembro de 2017
No domingo (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP lançou o documentário Cartografia de Direitos Humanos, que reúne, em 26 minutos, depoimentos de pessoas que lutaram pelos direitos humanos desde o regime militar até os dias atuais.
O filme foi transmitido na plataforma Videocamp e foi realizado por membros do IEA e da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância.
A pesquisadora do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea, Rossana Reis, afirma que o trabalho aborda diversos temas, tais como o acesso à justiça, o direito à cidade, reivindicações do movimento negro, LGBTT e lutas pela liberdade de expressão. Apesar do curta ter uma abordagem histórica, ele narra também episódios recentes, como a Marcha das Vadias, a luta atual por moradia e os levantes de Junho de 2013.
Os organizadores estão em contato com emissoras de TV educativas para a divulgação do projeto e, segundo a professora Rossana, a equipe está aberta para receber dúvidas de pessoas que querem produzir trabalhos como este em outros locais do Brasil. Ela afirma que o objetivo é que o filme sirva de subsídio para iniciativas futuras. Para mais informações, basta acessar o site e, para conhecer o projeto Cartografia Direitos Humanos, clique aqui.
Carta Capital
Nenhum comentário:
Postar um comentário