sábado, 26 de outubro de 2019

Antiga casa romana reabre em Herculano após 36 anos de espera



Interior da Casa Bicentenário, que foi reaberta em Herculano após projeto de restauração (Foto: REUTERS/Ciro De Luca)



Uma das casas romanas antigas mais belas da Itália, que foi soterrada por toneladas de cinzas quando o Monte Vesúvio entrou em erupção em 79 d.C., reabriu ao público 36 anos depois de ser interditada devido ao mau estado de conservação.

Usando uma tecnologia inovadora, uma equipe de restauradores salvou as obras de arte suntuosas da chamada Casa Bicentenária, um edifício de três andares de Herculano -- que, como Pompeia, sua vizinha mais famosa, foi devastada pelo vulcão.
A casa foi descoberta em 1938 e assim batizada por se tratar do 200º aniversário das escavações que revelaram a existência da cidade desaparecida há tempos.
"É uma joia neste local, e a reabertura dela hoje realmente marca uma grande ocasião para todo o renascimento do local e para esta peça do patrimônio, que é único no mundo", disse Leslie Rainer, especialista do Instituto de Conservação Getty, que auxiliou o projeto.
As ruínas de Herculano, uma cidade muito menor do que Pompeia, são mais densas e mais bem preservadas porque ficaram enterradas sob uma massa muito mais profunda de cinzas, o que deteve os ladrões. Ela também era uma localidade mais rica, o que resultou em restos particularmente notáveis.
A Casa Bicentenária abrigou Caio Petrônio Estéfano e sua esposa, Calentônia Têmis. Ela era uma das casas particulares mais requintadas da cidade, com pisos de mosaico bem conservados e afrescos com cenas mitológicas e motivos arquitetônicos e de animais.
Como muitas moradias de Pompeia, a Casa Bicentenária sofreu com anos de má administração e dilapidação, o que forçou seu fechamento em 1983, quando foi declarada instável.
Uma reforma anterior fez mais mal do que bem, cobrindo os afrescos com um material que deveria proteger as cores e imagens, mas acabou ajudando para que descascassem. A equipe de conservação criou uma maneira de remover com segurança o verniz danoso e salvar as obras de arte antigas que ele havia encoberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário