Hitler, como Napoleão, invadiu a União Soviética, fazendo ambos uma politica de terra arrasada, ou seja, queimando tudo e matando a todos quanto podiam, encurralando o pais e chegando até Stalingrado hoje Volvogrado.
Ai e em Leningrado enfrentaram uma duríssima resistência da Exército Vermelho e da população que deteve o avanço das tropas nazistas da mesma forma como detiveram as tropas de Napoleão,
Nessas duas cidades heroicas, a população para sobreviver comia os cadáveres dos combatentes mortos porque o rigoroso inverno, possivelmente 5 ou 10 graus negativos não permitia uma rápida deterioração deles porque, o cerca dos nazistas a elas impediam-nas de receber alimentos.
E esse sofrimento brutal do povo de Leninegrado durou 872 dias, e de Stalinegrado 199 dias !!!!
A URSS perdeu nada menos 20 milhões de pessoas nessa guerra entre soldados e civis.
Tanto as tropas de Napoleão quanto as de Hitler quando barradas tiveram de recuar. E aí o seu recuo foi cruel. Dado que no seu avanço fizeram política de terra arrasada, quando russos ou soviéticos derrotaram-nas, não encontravam nada para comer.
E ainda tinham de enfrentar os partisans que os atacavam sem piedade, a fome pois haviam acabado com as plantações no avanço, o frio doenças e todas as desgraças mais.
Os partisans treinaram seus cães a se alimentar sob os tanques e carros de combates. Dessa forma, quando vinham as colunas alemãs em fuga, soltava cães com cinturões de dinamites que ao ver os veículos corriam para debaixo deles. E ai, puuum iam pelos ares...
Essa foi a saga do povo soviético e do Exército Vermelho na guerra.
Uma nota: o camarada Stálin resistiu às ordens do Partido para que buscasse abrigo seguro, e ficou em Moscou, instalado nos andares mais fundos do Metro mas não abandonou a capital soviética.
Assim os soviéticos foram repelindo os invasores, até expulsarem-nos para além das fronteiras. E o Exército Vermelho continuou sua marcha implacável libertando os países da Europa Oriental, libertando os judeus e comunistas presos em Auschwitz, atravessaram as fronteiras da Alemanha e ocuparam Berlim, como vemos na ilustração acima.
Numa reunião dos 4 grandes, URSS, EUA, Grã Betanha e França, Stálin concordou com Roosvelt, Churchil e Degaule concordou com a partilha de Berlim em duas cidades oriental e ocidental. Deste última os imperialistas faziam todas as piroquetagens possíveis contra a Alemanha Democrática, introduzindo espiões e tudo mais. Dai os soviéticos construírem o Muro de Berlim para dificultar toda a safadeza que faziam...
Essa a verdadeira história da vitória dos 75 anos de 9 de maio comemorada na semana passada. Todo o resto é piada de salão...
Zé Augusto

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/6/9/DP4S0HQjAphWhVjJGp9w/033-ria15-2569269-5256-oleg-ignatovich-sputnik.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário