sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Uma reversão em nome da sobrevivência humana

Créditos da foto: Caixão de uma criança na procissão fúnebre dos mortos em um ataque aéreo a um ônibus por um avião da coalizão liderada pela Árabia Saudita em Saada, Iêmen (Mohammed Hamoud/Getty Images)

Devemos nos afastar da guerra e dos motivos de lucro que a motivam, se quisermos finalmente realizar nossos sonhos de paz e justiça


Por Kathy Kelly 

Hoje [6/8], o 75o aniversário do ataque atômico em Hiroshima, deve ser um dia para uma introspecção silenciosa. Lembro-me de uma manhã de verão após a invasão de "Choque e Pavor" ["Shock and Awe"] do Iraque em 2003, quando o trecho do rio Chicago, que passa pela sede da segunda maior empresa de defesa do mundo, a Boeing, foi transformado em vívida cor vermelha de sangue. Na beira da água, ativistas de Chicago, há muito acostumados com o rio sendo tingido de verde no Dia de São Patrício, tingiram o rio de vermelho para simbolizar o derramamento de sangue causado pelos produtos da Boeing. Na ponte, em frente à entrada da Boeing, ativistas seguravam cartazes pedindo à Boeing para parar de fabricar armas.

Neste verão, as encomendas para os jatos comerciais da Boeing caíram durante a pandemia, mas a receita da empresa com contratos de fabricação de armas permanece estável. David Calhoun, CEO da Boeing, expressou recentemente confiança de que o governo dos EUA apoiará as indústrias de defesa, não importa quem ocupe o Salão Oval. Ambos os candidatos presidenciais parecem "orientados globalmente", disse ele, "e interessados na defesa do nosso país".

Os investidores devem perguntar como o contrato da Boeing para entregar 1.000 armas SLAM-ER (Standoff Land Attack Missiles-Expanded Response) ao Reino da Arábia Saudita "defende" os Estados Unidos.

Aqui estão trechos do relato de Jeffrey Stern sobre o impacto de um míssil na cidade de Arhab em uma área remota do Iêmen. Neste caso, o míssil foi fabricado pela Raytheon:

"Ora, quando Fahd entrou na cabana, uma arma do comprimento de um carro compacto estava balançando sem graça pelo ar em sua direção, perdendo altitude e desenrolando um fio que o conectava ao jato até que, uma vez que se estendia alguns metros, o fio terminava e era arrancado da bomba.

Então foi como se a arma acordasse. Uma bateria térmica foi ativada. Três barbatanas, na parte traseira, se estenderam e travaram no lugar. A bomba se estabilizou no ar. Uma unidade de controle de orientação no nariz travada em um reflexo laser - invisível a olho nu, mas significativa para a bomba - brilhando sobre as rochas pelas quais Fahd caminhou.

No poço, no momento do impacto, uma série de eventos aconteceu quase instantaneamente. O nariz da arma atingiu a pedra, liberando um fusível em sua seção traseira que detonou o equivalente a 100 quilos de TNT. Quando uma bomba como esta explode, a sua estrutura se fragmenta em milhares de pedaços, tornando-se um quebra-cabeça de cacos de aço voando pelo ar a até oito vezes a velocidade do som. O aço movendo-se tão rápidamente não apenas mata as pessoas; ele os rearranja. Remove apêndices de troncos; desmonta corpos e redistribui seus pedaços."

Fahd tinha acabado de entrar no abrigo de pedra e registrou apenas um brilho repentino. Não ouviu nada. Ele foi pego, perfurado com estilhaços, girou e depois bateu na parede traseira, ambos os braços quebrados em pedaços - a explosão foi tão forte que extirpou segundos de sua memória. O metal tinha mordido na perna, tronco, mandíbula, olho; uma peça entrou em suas costas e saiu de seu peito, deixando um buraco que o ar e o líquido começaram a encher, provocando o colapso de seus pulmões. Quando ele acordou, amassado contra a pedra, ele estava sufocando. De alguma forma ele tinha sobrevivido, mas ele estava se matando com cada respiração, e ele estava sangrando muito. Mas ele nem sabia de nada disso, porque seu cérebro tinha sido tomado por dor que parecia vir de outro mundo.

Em 2019, o Grupo da ONU de Eminentes Especialistas sobre o Iêmen observou que "o fornecimento contínuo de armas às partes envolvidas no Iêmen perpetua o conflito e o sofrimento da população".

Esses especialistas dizem que "a condução de hostilidades pelas partes no conflito, inclusive por ataques aéreos e bombardeios, pode equivaler a graves violações do direito humanitário internacional".

Há um ano e meio, se não fosse por um veto presidencial, ambas as casas do Congresso dos EUA teriam promulgado uma lei que proibiria a venda de armas para a Arábia Saudita.

Outro usuário final das armas da Boeing é a Força de Defesa israelense.

A empresa forneceu a Israel helicópteros APACHE AH-64, caças F-15, mísseis Hellfire (produzidos com a Lockheed Martin), bombas MK-84 de 1000 quilos, bombas MK-82 de 250 quilos e kits de Munições de Ataque Direto Conjunto (JDAM) que transformam bombas em bombas guiadas "inteligentes" equipadas com GPS. O sistema de mísseis Harpoon da Boeing, que voa rente ao mar, está instalado nos navios de mísseis 4,5 Sa'ar atualizados da Marinha israelense.

Helicópteros Apache, mísseis Hellfire e Harpoon, sistemas de orientação JDAM e munições densas de explosivos metálicos inertes (DIME) têm sido usados repetidamente em ataques israelenses em áreas civis densamente povoadas, resultando em milhares de vítimas civis no Líbano, na Cisjordânia e em Gaza. A comunidade de direitos humanos, incluindo a Human Rights Watch, a Anistia Internacional, a B'Tselem e as comissões das Nações Unidas, consideraram esses ataques como violações dos direitos humanos e, por vezes, crimes de guerra.

Vivi com uma família, em Gaza, durante os últimos dias do bombardeio de 2009 da chamada "Operação Chumbo Fundido". Abu Yusuf, Um Yusuf, e seus dois filhos pequenos, Yusuf e Shahid, receberam Audrey Stewart e a mim para ficar com eles. Uma vez a cada 11 minutos das 23h à 1h e novamente das 3h às 6h, ouvimos uma explosão que rompia os ouvidos. Normalmente, eu não saberia a diferença entre o som de um míssil Hellfire explodindo e o de uma bomba de 250 quilos lançada de um F-15, mas logo eu aprenderia a diferença. Os pequenos Yusuf e Shahid nos ensinaram a distinguir um som angustiante do outro. Eles estavam se encolhendo sob as bombas por 18 dias e noites.

Não vejo como a venda de armas para governos que as usam contra populações civis, contra pessoas como Fahad, em Arhab ou Abu Yusuf e sua família em Gaza, defende as pessoas nos EUA.

Os vastos recursos da Boeing para know-how científico, engenharia hábil e inovação criativa poderiam, no entanto, ajudar a defender os EUA contra a maior ameaça que enfrentamos agora, a catástrofe climática ambiental. Escrevendo para a New York Review of Books, Bill McKibben prevê "um século de crises, muitas delas mais perigosas do que o que estamos vivendo agora". A questão principal, diz ele, é se os seres humanos podem segurar o aumento alarmante da temperatura "a um ponto em que podemos, com alto custo e sofrimento, lidar com essas crises de forma coerente, ou se elas vão suplantar as habilidades de superação de nossa civilização".

"Um aumento de um grau não soa como uma mudança extraordinária", escreve McKibben, "mas é: a cada segundo, o carbono e o metano que emitimos retém calor equivalente à explosão de três bombas do tamanho da de Hiroshima."

Engenheiros, cientistas, projetistas e profissionais de marketing da Boeing podem ajudar a mudar a maré das ações humanas que estão destruindo nossa terra. Sua experiência poderia realmente "defender" as pessoas.

Há uma lição a ser aprendida com o rio que flui ao lado da sede da Boeing. Na verdade, ele flui para trás. Há muito tempo, engenheiros brilhantes projetaram uma maneira de o rio inverter seu curso. Ao fazê-lo, eles salvaram Chicago da contaminação pelo esgoto de seu abastecimento de água potável – Lago Michigan. Esta ação foi saudada como uma das grandes maravilhas da engenharia do mundo.

“Os esgotos da cidade descarregavam resíduos humanos e industriais diretamente em seus rios, que por sua vez desaguavam no lago. Uma tempestade particularmente forte em 1885 fez com que o esgoto fosse jogado no lago além das entradas de água limpa. As epidemias de tifo, cólera e disenteria resultantes mataram cerca de 12% dos 750.000 habitantes de Chicago, e levantaram um clamor público para encontrar uma solução permanente para a crise de abastecimento de água e esgoto da cidade."

O Canal Sanitário e Naval foi construído a um custo estimado de mais de US$ 70.000.000. Após sua conclusão, em 1900, as taxas de doenças transmitidas pela água melhoraram rápida e dramaticamente, e seu sistema de abastecimento de água foi logo considerado como um dos mais seguros do mundo. Com sua fonte de água tornada segura e confiável pelos canais, Chicago e a região cresceram e prosperaram rapidamente.

Não acho que seja uma boa ideia tingir o rio Chicago, de vermelho ou verde. Precisamos proteger o rio e toda a vida selvagem dependente dele. Mas, devemos confrontar continuamente a Boeing e outros fabricantes de armas, e insistir que eles não destruam vidas, casas e infraestruturas em outras terras. Devemos exortar a Boeing, como o rio, a inverter o curso e participar, com dignidade e humildade, na busca da sobrevivência humana.

*Publicado originalmente em 'Common Dreams' | Tradução de César Locatelli  07/08/2020 15:01

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