sábado, 23 de junho de 2018

São José da Costa Rica, Coração Civil



Adversário do Brasil é exemplo para o mundo de utopia e boa administração no futebol


O adversário da seleção brasileira, desta sexta-feira (22), na Copa da Rússia, a Costa Rica, com apenas 4,8 milhões de habitantes, é um dos 22 países do mundo que não têm Forças Armadas. Na manhã de 1º de Dezembro de 1948, o Presidente José Figueres Ferrer declarava “oficialmente dissolvido o Exército Nacional, por considerar suficiente para a segurança do país a existência de um bom corpo de polícia. O Exército Regular da Costa Rica (…) entrega a chave deste quartel às escolas, para que seja convertido num centro cultural”.

Além disto, e talvez também por conta disto, consta ser o único país da América Latina incluído na lista das 22 democracias mais antigas do mundo. Por lá não há nem guerras civis e nem golpes de estado. A sua população tem uma expectativa de vida de 78 anos, com taxa de alfabetização de 96,3%. Por essas e outras, é conhecida como a Suíça da América Latina, por coincidência nosso adversário na primeira fase do mundial.

De acordo com o Happy Planet Index, a população da Costa Rica foi considerada a mais feliz do planeta. Já a revista Diplomat disse sobre o país que “parece algo tirado da lista de desejos da música Imagine de John Lennon”.

País virou canção de Milton Nascimento

Revista Forum



Nenhum comentário:

Postar um comentário